.

La Lola - uma troca que não deu certo

O SBT tinha acabado de reincidir o contrato com a poderosa mexicana Televisa, quando resolveu apostar na tramas da Argentina “La Lola”. A história até parecia ser boa e realmente era, mais com tempo a trama não saia do mesmo, tinha um bom elenco como a protagonista Carla Peterson, que deu vida a Lola, tinha uma beleza carismática e talento, e o galã da novela Luciano Castro, além de bonito e talentoso mostrou que  tinha uma química com a protagonista, mais o restante do elenco não disse ao que veio e a trama pecou nos diálogos um tanto quanto duvidosos, a comédia prometida  se esgotou e ficou aquém do esperado.
No Brasil a trama  estreou no dia 21 de janeiro de  2008, no horário das 20h15, conquistando ao SBT 14 pontos de audiência, mais com o andamento ficou com 10 pontos, mais o Silvio Santos ainda faria mais uma das suas, a transmissão passou para o horário das 21h15 a louca história de Lola passou a bater de frente com a novela global “Duas Caras” que embora foi considerada um fracasso pela criticas, sua audiência, prejudicou a trama argentina que durante o confronto deu apenas 3 pontos. Também vale lembrar que nesta época a emissora demitiu  toda  sua assessoria de imprensa, o que dificultava  a divulgação para as revista especializada em novelas .
No México, foi exibida pela TV Azteca (concorrente da Televisa), no horário das 23h  não alterou em nada a audiência do canal que batia na casa dos 05 pontos. Porém, no Chile a trama fez o maior sucesso na versão local e teve mais duas partes lá o nome da trama era “Lola- un hombre en cuerpo de mujer”.
Vale comentar que a Dori media Group, produtora da trama mudou o final da história, e hoje o autor da trama, Sebatian Ortega move um processo contra a produtora.
A Trama teve lá seus encantos, atores protagonísticos bem escalados, porém os demais são  de uma fraqueza grandiosa, será que as versões chilenas são melhores?
 Vale comentar também qu a novela esta sendo regravada nas Filipinas



As tontas não vão ao céu - sucesso e comédia a la mexicana
 2008, foi o ano em que o SBT resolveu parar de apostar nas tramas mexicanas, apostou nas tramas argentinas e se deu mal, pois “La lalo” e  “chiquititas 2008”, não atraíram o publico, bem distante daqui, mais precisamente no México estava sendo gravada “ las tontas no van al cielo”, uma comédia  que daria ao SBT anos mais tarde alegria novamente no horário da tardes!
A história da moça  que flagra o marido traindo-a com a irmã, e tira o vestido de noiva na frente dos convidados e mais tarde finge de morta, conquistou a audiencia e as criticas no México. Jaime Camil (Dr. Santiago) e Jacqueline Bracamonte (Candy)  formaram - se casal sensação, e juntos a eles para dar uma apimentada na trama estava Sabine Moussier (Marissa), estrelava cenas ilarias com o casal.  A novela abordava temas polêmicos que com a trama ganharam leveza ao ser transmitida de maneira correta e sem seer um “pronto socorro” como ocorre com as tramas de Manoel Carlos, estava ali temas como a mentira, Negligência médica, cirurgia plastica, leucemia, e a homofobia.
A novela realmente caiu no gosto popular tanto no México como nos Estados Unidos, onde vinha sendo primeiro lugar de audiência pela Univision, no Brasil a trama foi exibida no horário das 16h, e conquistando médias de 06 pontos e picos de 09 pontos, num horário que a emissora pouco dava 04 pontos, Vale lembrar que a trama estelar da emissora é “ Uma Rosa com Amor” de Tiago Santiago (ótima novela), que tem média de 05 pontos e picos de 07.
Curiosidade da trama: Valentin Lanús e Jacqueline Bracamonte  namoraram durante 4 anos; Sabine Moussier, gravava no México a telenovela “Mi pecado” com a ex- RBD Maitê Perroni, quando sofreu fortes dores na coluna o que a levou se afastar da trama nos últimos capítulos da novela  e hoje ela luta contra a doença Guillan – Barré (transtorno no sistema nervoso), e a perca do ator Alan Ledesma, que morreu durante a gravação de “ As Tontas não vão ao Céu” ao 29 anos de câncer no estomago
Considerações finais: a novela é realmente boa, um elenco brilhante e uma boa história, mais lamenta a pouca utilidade de atores bons como Manuel “Flaco” Ibañez (Manú), Ana Bherta Espin (Gregória), Eleazar Gómes (Charles). Mais  o demais a trama foi excelente.

Gata Selvagem - A fera sem identidade
A Fonovisa e a Univision produziram  esta trama que unia varias outras tramas que fizeram sucesso no passado e marcou a entrada da Rede Univision no mercado de telenovelas (anteriormente a emissora somente exibia tramas da Televisa, México),
A trama contou com um grande elenco como Adamari Lopes (que era para ser a protagonista inicialmente, mais a atriz enfrentava problemas de saúde na família e mais tarde, ela contrairia câncer de mama e  se afastará de vez das telenovelas, durante 3 anos para fazer quimioterapia), Mario Cimarro estreava como protagonista e Marlene Favela mostrou amadurecimento  profissional com sua Rosaura a fera da novela
A trama estava prevista para ter apenas 120 capítulos, mais o sucesso da trama foi imediato e a novela foi esticada em 252, sua exibição no Brasil, foi um sucesso (aos olhos dos executivos da Rede TV), apresentada nos horários das 16h50, 16h30, 16h25 e mais tarde ás 16h sempre com audiência boa para a emissora, com 03 pontos e picos de 07 pontos, vale lembrar que a novela estelar era “ Pedro, o Escamoso” no horário das 19h50  com apenas 1,5 pontos e picos de 3, 4 pontos no ibope.
O autor Alberto Gómez era o mesmo da fracassada novela “ A Alma Não tem Cor ”, era acusado de plásgio pelos execultivos da Televisa, realmente a novela  não tinha uma identidade propria muitas vezes parecia que estavamos revendo “Marimar” e “Maria la del Barrio” .

A RedeTV teve apenas sucessos nas exibições de “Betty, a feia”, “Gata Selvagem” e na reprise de “Betty”, mais vale a pena lembrar que a emissora exibiu o fenomeno mundial que aqui não deu certo  “Pedro, El Escamoso” , “Pasíon de Gavilanos” tramas que realmemnte foram boas mais pouco vista aqui!




Betty, A feia – Sucesso sem beleza

Em 1999, Fernando Gaitán escreveu um novo capítulo na história das telenovelas mundial com o sucesso “ Soy Betty, la fea”, mal sabia ele que aquela feia engraçada e muito simpática seria a novela mais adaptada  e vendida do mundo, ao todos são mais de 109 versões locais, espalhada no mundo todo.
Mais quem viveria a feia? Era uma pergunta feita diariamente pela imprensa, varias especulações foram feitas até chegar no nome de Ana Maria Orozco, mais quem era? Uma bela (muitíssimo bela por sinal), atriz de pouca visibilidade artística, que com a feia se tornaria umas das atrizes mais bem paga da Colômbia, seu par romântico era Jorge Enrique Abelló, ator já reconhecido  por varios trabalhos no país.
A RedeTV, era nova tinha apenas 4 anos na época, queria apostar em teledramaturgia e viu o fenômeno da feia no mundo e a trouxe para o Brasil , um belo acerto “ Betty, a feia” deu a vice – liderança á RedeTV. Á trama era apresentada de Segunda a Sábado, ás 19h50 em capítulos de 1 hora e aos Domingos das 17h30 às 20h30, com resumos da semana.
A novela tinha apenas 169 capitulos, e a RedeTV queria manter a audiência da feia, a saida foi a das piores considerada pelo marketing da empresa, mais que vinha dando certo, os capitulos eram de 1 hora e picotados desta forma: 25 minutos de capitulos do dia anterior, 25 de capitulos inéditos, e  05 do capitulos do dia seguinte, com  isso a trama  terminou com 335 capitulos, durando  1 anos e 1 més no ar! Sua reprise se deu apenas 1 anos depois, com o final de “Gata Selvagem” a RedeTV resolveu reexibir a trama no horário das 16h00 e também as 12h00 garantindo assim mais audiência para o canal.  Exibida de Segunda à Sexta - Feira e com vasto resumos ao Sábados.

Audiencia: sua primeira exibição de Segunda à Sábados a novela dava a RedeTV 06 pontos e picos de 10 no Ibope, e aos Domingos 03 e picos de 05 de média no Ibope. Sua reprise de Segunda à Sexta às 16h00, com audiência de 06 pontos e picos de 08 pontos. E o compacto da semana ao sabados das 18h30 às 19h50 , tinha média de 04 pontos e picos de 06 pontos no ibope.


Sua versão brasileira se deu na Rede Record, após o final do contrato com o SBT, a Televisa (maior produtora de Telenovelas do mundo e a maior exportadora) assinará com a TV Record um contrato de 20 milhões de dolares,  porém a primeira escolha para adaptação foi a novela “Rebelde”, mais devido a ter que formar uma banda e fazer concurso para escolher os integrante e também por ter sido recentemente apresentada pelo SBT com grande sucesso, resolveram apostar na feia. Nascia ai “Bela, a Feia”, porém a trama  não chegou arrassando como se esperava, a novela estreava com apenas 10 pontos e nos dias seguinte cairam para 08 pontos no horário das 20h15, mais conforme a trama corria, forão feitas modificações e ganhando tramas inéditas com agilidade, a novela também sofrerá de horários; 20 h45, 21h15, 22h15 e por fim as 23h00 a trama terminou com 23 pontos na audiência.
A novela “Soy Betty, la fea” era mais engraçada e muito mais original, mais valeu a pena ter visto as demais versões e principalmente ver a brasileira.
 Zorro- O fracasso de um Herois
A Sony picture resolveu investir em um novo mercado, o de teledramaturgia , e resolveu investir pesado e numa história já conhecida do publico, estreava então” Zorro, La espada u la Rosa” com um elenco de estrelas latina e já conhecida como Marlene Favela, Arturo Peniche, Osvaldo Rios, Mais quem viveria o mascarado? O mercado televisivo estava ansioso pela estreia da trama , todos queriam ver Zorro, Muitpos comentavam que seria Fernando carrilllo e também Fernado Colunga, mais a verdade é que nenhum dos dois foram convidadospela Sony, vinha da Colómbia o ator Christian Meier, um otimo atopr , porém considerado pela criticas um tanto feio para o pápel que já foi de Antonio Bandeiras nos cinemas ! Então ta, né?!
A novela chegou arrassando, audiência lá em cima a Telemundo (emissora latina que exibia a trama), estava empolgada com o sucesso, mais ao poucos a trama despencou e a história se perdeu, os 149 capitulos planejados viraram 120. Christian Meier e Marlene Favela, não agradaram no papeis de protagonista, a Telemundo e a sony  então fizeram um acordo e terminaram com a novela.
No Brasil a trama de “Zorro” dividiu opiniões e audiência. Exibida no lugar da fracassada  Novela das 18h da Rede Record “Alta Estação” , estreou com 10 pontos e depois caiu para 5 pontos em São Paulo e no Rio de Janeiro, porém nas demais localidade brasileira a trama de “Zorro” dava a emissora filiadas da TV Record 20 pontose picos de 26 pontos, a emissora fez o mesmo que a Telemundo  apresentou compactos dos 35 últimos capitulos em  05 capitulos, os 120 capitulos originais  viraram 85 capitulos no Brasil, em seu lugar “estreou”  a novel..opsis... desculpe... desenho animado “Pica Pau”, e em 2010 a emissora fez do horário  das 18h uma espécie de “ vale a pena ver de novo” apresentaará as novelas da casa como otima minisserie “A hístoria de Ester” e a bem sucedida trilógia dos “Os Mutantes - Caminhos do coração”.

A Novela “ Zorro”  valeu a pena ver, sim, para ver que não é só o SBT que não sabe fazer novela


Surpresa indiscreta?!
Arma surpresa que nada, dia 7 de junho às 22h15 estrei-a a “nova” novelas das 10 do SBT “ a história de Ana Raio e Zé Trovão”, protagonizada pelo cantor e ator Almir Sater e Ingrid Liberato. Gravada pela extinta Manchete em 1992, que na época substituiu o sucesso “Pantanal”. A história foi a primeira da TV brasileira, a retratar o tema festa do peão,  mais tardea autora Glória Peres escreveu o sucesso “América”, com o mesmo tema central. Será que a novela conquistará  os mesmo 15 pontos  da época da extinta Manchete? Vale comentar que  a novela “Pantanal” atingiu 40 pontos para a saudosa emissora, ou vira mais uma “ Dona Beija” para o SBT ?

Obs: “Dona Beija” foi retirada do ar ante do final apresentado, por baixa audiência do canal que atingia os 4 pontos os mesmo 4 que hoje atinge a maioria de sua grade , salva-se apenas as novelas “ As tontas não vão ao Céus” que detém 7 pontos e “Uma Rosa com amor” que obtém 6 pontos para o canal e o seriados “ Chaves” que tem média de 12 pontos, e as series americanas  do horário das 21 horas, que conquistam em sua suma maioria dois dígitos ( acima de 10 pontos)


Compartilhar no Google Plus
    Blogger Comentario

0 comentários :

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial