La Lola - uma troca que não deu certo
O SBT tinha acabado de reincidir o contrato com a poderosa mexicana Televisa, quando resolveu apostar na tramas da Argentina “La Lola”. A história até parecia ser boa e realmente era, mais com tempo a trama não saia do mesmo, tinha um bom elenco como a protagonista Carla Peterson, que deu vida a Lola, tinha uma beleza carismática e talento, e o galã da novela Luciano Castro, além de bonito e talentoso mostrou que tinha uma química com a protagonista, mais o restante do elenco não disse ao que veio e a trama pecou nos diálogos um tanto quanto duvidosos, a comédia prometida se esgotou e ficou aquém do esperado.
No Brasil a trama estreou no dia 21 de janeiro de 2008, no horário das 20h15, conquistando ao SBT 14 pontos de audiência, mais com o andamento ficou com 10 pontos, mais o Silvio Santos ainda faria mais uma das suas, a transmissão passou para o horário das 21h15 a louca história de Lola passou a bater de frente com a novela global “Duas Caras” que embora foi considerada um fracasso pela criticas, sua audiência, prejudicou a trama argentina que durante o confronto deu apenas 3 pontos. Também vale lembrar que nesta época a emissora demitiu toda sua assessoria de imprensa, o que dificultava a divulgação para as revista especializada em novelas .

Vale comentar que a Dori media Group, produtora da trama mudou o final da história, e hoje o autor da trama, Sebatian Ortega move um processo contra a produtora.
A Trama teve lá seus encantos, atores protagonísticos bem escalados, porém os demais são de uma fraqueza grandiosa, será que as versões chilenas são melhores?
Vale comentar também qu a novela esta sendo regravada nas Filipinas
As tontas não vão ao céu - sucesso e comédia a la mexicana
2008, foi o ano em que o SBT resolveu parar de apostar nas tramas mexicanas, apostou nas tramas argentinas e se deu mal, pois “La lalo” e “chiquititas 2008”, não atraíram o publico, bem distante daqui, mais precisamente no México estava sendo gravada “ las tontas no van al cielo”, uma comédia que daria ao SBT anos mais tarde alegria novamente no horário da tardes!
A história da moça que flagra o marido traindo-a com a irmã, e tira o vestido de noiva na frente dos convidados e mais tarde finge de morta, conquistou a audiencia e as criticas no México. Jaime Camil (Dr. Santiago) e Jacqueline Bracamonte (Candy) formaram - se casal sensação, e juntos a eles para dar uma apimentada na trama estava Sabine Moussier (Marissa), estrelava cenas ilarias com o casal. A novela abordava temas polêmicos que com a trama ganharam leveza ao ser transmitida de maneira correta e sem seer um “pronto socorro” como ocorre com as tramas de Manoel Carlos, estava ali temas como a mentira, Negligência médica, cirurgia plastica, leucemia, e a homofobia.
A novela realmente caiu no gosto popular tanto no México como nos Estados Unidos, onde vinha sendo primeiro lugar de audiência pela Univision, no Brasil a trama foi exibida no horário das 16h, e conquistando médias de 06 pontos e picos de 09 pontos, num horário que a emissora pouco dava 04 pontos, Vale lembrar que a trama estelar da emissora é “ Uma Rosa com Amor” de Tiago Santiago (ótima novela), que tem média de 05 pontos e picos de 07.
Curiosidade da trama: Valentin Lanús e Jacqueline Bracamonte namoraram durante 4 anos; Sabine Moussier, gravava no México a telenovela “Mi pecado” com a ex- RBD Maitê Perroni, quando sofreu fortes dores na coluna o que a levou se afastar da trama nos últimos capítulos da novela e hoje ela luta contra a doença Guillan – Barré (transtorno no sistema nervoso), e a perca do ator Alan Ledesma, que morreu durante a gravação de “ As Tontas não vão ao Céu” ao 29 anos de câncer no estomago
Considerações finais: a novela é realmente boa, um elenco brilhante e uma boa história, mais lamenta a pouca utilidade de atores bons como Manuel “Flaco” Ibañez (Manú), Ana Bherta Espin (Gregória), Eleazar Gómes (Charles). Mais o demais a trama foi excelente.
Gata Selvagem - A fera sem identidade
A Fonovisa e a Univision produziram esta trama que unia varias outras tramas que fizeram sucesso no passado e marcou a entrada da Rede Univision no mercado de telenovelas (anteriormente a emissora somente exibia tramas da Televisa, México),
A trama contou com um grande elenco como Adamari Lopes (que era para ser a protagonista inicialmente, mais a atriz enfrentava problemas de saúde na família e mais tarde, ela contrairia câncer de mama e se afastará de vez das telenovelas, durante 3 anos para fazer quimioterapia), Mario Cimarro estreava como protagonista e Marlene Favela mostrou amadurecimento profissional com sua Rosaura a fera da novela
A trama estava prevista para ter apenas 120 capítulos, mais o sucesso da trama foi imediato e a novela foi esticada em 252, sua exibição no Brasil, foi um sucesso (aos olhos dos executivos da Rede TV), apresentada nos horários das 16h50, 16h30, 16h25 e mais tarde ás 16h sempre com audiência boa para a emissora, com 03 pontos e picos de 07 pontos, vale lembrar que a novela estelar era “ Pedro, o Escamoso” no horário das 19h50 com apenas 1,5 pontos e picos de 3, 4 pontos no ibope.
O autor Alberto Gómez era o mesmo da fracassada novela “ A Alma Não tem Cor ”, era acusado de plásgio pelos execultivos da Televisa, realmente a novela não tinha uma identidade propria muitas vezes parecia que estavamos revendo “Marimar” e “Maria la del Barrio” .
A RedeTV teve apenas sucessos nas exibições de “Betty, a feia”, “Gata Selvagem” e na reprise de “Betty”, mais vale a pena lembrar que a emissora exibiu o fenomeno mundial que aqui não deu certo “Pedro, El Escamoso” , “Pasíon de Gavilanos” tramas que realmemnte foram boas mais pouco vista aqui!
Betty, A feia – Sucesso sem beleza
Em 1999, Fernando Gaitán escreveu um novo capítulo na história das telenovelas mundial com o sucesso “ Soy Betty, la fea”, mal sabia ele que aquela feia engraçada e muito simpática seria a novela mais adaptada e vendida do mundo, ao todos são mais de 109 versões locais, espalhada no mundo todo.

A RedeTV, era nova tinha apenas 4 anos na época, queria apostar em teledramaturgia e viu o fenômeno da feia no mundo e a trouxe para o Brasil , um belo acerto “ Betty, a feia” deu a vice – liderança á RedeTV. Á trama era apresentada de Segunda a Sábado, ás 19h50 em capítulos de 1 hora e aos Domingos das 17h30 às 20h30, com resumos da semana.
A novela tinha apenas 169 capitulos, e a RedeTV queria manter a audiência da feia, a saida foi a das piores considerada pelo marketing da empresa, mais que vinha dando certo, os capitulos eram de 1 hora e picotados desta forma: 25 minutos de capitulos do dia anterior, 25 de capitulos inéditos, e 05 do capitulos do dia seguinte, com isso a trama terminou com 335 capitulos, durando 1 anos e 1 més no ar! Sua reprise se deu apenas 1 anos depois, com o final de “Gata Selvagem” a RedeTV resolveu reexibir a trama no horário das 16h00 e também as 12h00 garantindo assim mais audiência para o canal. Exibida de Segunda à Sexta - Feira e com vasto resumos ao Sábados.
Audiencia: sua primeira exibição de Segunda à Sábados a novela dava a RedeTV 06 pontos e picos de 10 no Ibope, e aos Domingos 03 e picos de 05 de média no Ibope. Sua reprise de Segunda à Sexta às 16h00, com audiência de 06 pontos e picos de 08 pontos. E o compacto da semana ao sabados das 18h30 às 19h50 , tinha média de 04 pontos e picos de 06 pontos no ibope.
Sua versão brasileira se deu na Rede Record, após o final do contrato com o SBT, a Televisa (maior produtora de Telenovelas do mundo e a maior exportadora) assinará com a TV Record um contrato de 20 milhões de dolares, porém a primeira escolha para adaptação foi a novela “Rebelde”, mais devido a ter que formar uma banda e fazer concurso para escolher os integrante e também por ter sido recentemente apresentada pelo SBT com grande sucesso, resolveram apostar na feia. Nascia ai “Bela, a Feia”, porém a trama não chegou arrassando como se esperava, a novela estreava com apenas 10 pontos e nos dias seguinte cairam para 08 pontos no horário das 20h15, mais conforme a trama corria, forão feitas modificações e ganhando tramas inéditas com agilidade, a novela também sofrerá de horários; 20 h45, 21h15, 22h15 e por fim as 23h00 a trama terminou com 23 pontos na audiência.
A novela “Soy Betty, la fea” era mais engraçada e muito mais original, mais valeu a pena ter visto as demais versões e principalmente ver a brasileira.
Zorro- O fracasso de um Herois
A Sony picture resolveu investir em um novo mercado, o de teledramaturgia , e resolveu investir pesado e numa história já conhecida do publico, estreava então” Zorro, La espada u la Rosa” com um elenco de estrelas latina e já conhecida como Marlene Favela, Arturo Peniche, Osvaldo Rios, Mais quem viveria o mascarado? O mercado televisivo estava ansioso pela estreia da trama , todos queriam ver Zorro, Muitpos comentavam que seria Fernando carrilllo e também Fernado Colunga, mais a verdade é que nenhum dos dois foram convidadospela Sony, vinha da Colómbia o ator Christian Meier, um otimo atopr , porém considerado pela criticas um tanto feio para o pápel que já foi de Antonio Bandeiras nos cinemas ! Então ta, né?!
A novela chegou arrassando, audiência lá em cima a Telemundo (emissora latina que exibia a trama), estava empolgada com o sucesso, mais ao poucos a trama despencou e a história se perdeu, os 149 capitulos planejados viraram 120. Christian Meier e Marlene Favela, não agradaram no papeis de protagonista, a Telemundo e a sony então fizeram um acordo e terminaram com a novela.
No Brasil a trama de “Zorro” dividiu opiniões e audiência. Exibida no lugar da fracassada Novela das 18h da Rede Record “Alta Estação” , estreou com 10 pontos e depois caiu para 5 pontos em São Paulo e no Rio de Janeiro, porém nas demais localidade brasileira a trama de “Zorro” dava a emissora filiadas da TV Record 20 pontose picos de 26 pontos, a emissora fez o mesmo que a Telemundo apresentou compactos dos 35 últimos capitulos em 05 capitulos, os 120 capitulos originais viraram 85 capitulos no Brasil, em seu lugar “estreou” a novel..opsis... desculpe... desenho animado “Pica Pau”, e em 2010 a emissora fez do horário das 18h uma espécie de “ vale a pena ver de novo” apresentaará as novelas da casa como otima minisserie “A hístoria de Ester” e a bem sucedida trilógia dos “Os Mutantes - Caminhos do coração”.
A Novela “ Zorro” valeu a pena ver, sim, para ver que não é só o SBT que não sabe fazer novela
Surpresa indiscreta?!
Arma surpresa que nada, dia 7 de junho às 22h15 estrei-a a “nova” novelas das 10 do SBT “ a história de Ana Raio e Zé Trovão”, protagonizada pelo cantor e ator Almir Sater e Ingrid Liberato. Gravada pela extinta Manchete em 1992, que na época substituiu o sucesso “Pantanal”. A história foi a primeira da TV brasileira, a retratar o tema festa do peão, mais tardea autora Glória Peres escreveu o sucesso “América”, com o mesmo tema central. Será que a novela conquistará os mesmo 15 pontos da época da extinta Manchete? Vale comentar que a novela “Pantanal” atingiu 40 pontos para a saudosa emissora, ou vira mais uma “ Dona Beija” para o SBT ?
Obs: “Dona Beija” foi retirada do ar ante do final apresentado, por baixa audiência do canal que atingia os 4 pontos os mesmo 4 que hoje atinge a maioria de sua grade , salva-se apenas as novelas “ As tontas não vão ao Céus” que detém 7 pontos e “Uma Rosa com amor” que obtém 6 pontos para o canal e o seriados “ Chaves” que tem média de 12 pontos, e as series americanas do horário das 21 horas, que conquistam em sua suma maioria dois dígitos ( acima de 10 pontos)
0 comentários :
Postar um comentário