.

Túnel do Tempo

Em uma noite de tempestade nascem duas crianças, uma menina rica e um menino filho de um camponês. A menina parece ter nascido morta e a governanta da fazenda Casa Grande pede à mulher que fez o complicado parto para levá-la. Rosário, a parteira, diz que acabara de nascer um menino que ficou órfão, então as duas tem a idéia de trocar as crianças.
Rosário então leva a menina acreditando que está morta, mas ao chegar em casa descobre que ela ainda vive. Enquanto na fazenda todos comemoram o nascimento do herdeiro. Sentindo culpada, a governanta da fazenda conta a Branca que trocou as crianças porque sua filha estava morta. Chocada, Branca mesmo assim cria o menino José Armando como um verdadeiro filho, sem contar ao marido a procedência dele.
Descobrindo que a menina está viva, Rosário volta para a fazenda Casa Grande para contar a verdade, mais é tarde demais, pois a família tinha deixado a casa. Então a menina é criada por Rosário, que pelo pagamento do parto recebeu um par de brincos de esmeralda, e por isso deu o nome à criança de Esmeralda.
Passam-se vinte anos, a vida dessas crianças, agora adultas, vão se cruzar. A família volta para a fazenda para passar uns dias, e José Armando conhece Esmeralda, uma pobre cega que vaga pelas cachoeiras de sua fazenda. Os jovens se apaixonam, mas José Armando está comprometido com sua prima, Graziela, e seu pai não aceita que ele ame uma moça pobre que ainda por cima é cega.
Os dois jovens apaixonados mesmo assim se casam e Esmeralda faz uma cirurgia nos olhos. Mas a felicidade do jovem casal é ameaçada pelo maquiavélico Lúcio, que diz a José Armando que Esmeralda espera um filho dele. Enfurecido, José Armando deixa Esmeralda grávida e vai embora para a cidade. Esmeralda, sofre e cria o filho sozinho, mas ainda não deixa de amar José Armando e fará de tudo para té-lo de volta. Rosário então leva a menina acreditando que está morta, mas ao chegar em casa descobre que ela ainda vive. Enquanto na fazenda todos comemoram o nascimento do herdeiro. Sentindo culpada, a governanta da fazenda conta a Branca que trocou as crianças porque sua filha estava morta. Chocada, Branca mesmo assim cria o menino José Armando como um verdadeiro filho, sem contar ao marido a procedência dele.


SBT - 20h30

de 6 de dezembro de 2004 a 19 de julho de 2005
198 capítulos
novela de Dellia Fiallo
adaptação de Henrique Zambelli e Rogério Garcia
supervisão de texto de Therezinha Giácomo
direção de Jacques Lagoa e Luiz Antônio Piá
direção geral de Henrique Martins
direção de teledramaturgia de David Grinberg


A versão original de Esmeralda é venezuelana, chama-se "Esmeralda"  e depois veio outro remake "Topázio" e foi apresentada pelo SBT em 1992. Em 2000 o SBT apresentou a versão mexicana dessa novela, Esmeralda, que, por sua vez, originou essa versão brasileira. Esmeralda foi a oitava produção do SBT com a parceria da rede mexicana Televisa.


A atriz Bianca Castanho, que interpretou Esmeralda, fez sua segunda protagonista no SBT. A primeira foi Clara em Canavial de Paixões. "A Clara apesar de sofrer muito era uma personagem muito ágil, segura e mais madura. Já Esmeralda é uma personagem mais meiga e ingênua", disse Bianca na época da estréia da novela. A atriz teve que tingir o cabelo de castanho, e colocar lentes verde cor de esmeralda, para se caracterzar com sua personagem.

A vencedora do reality show Casa dos Artistas, cujo prêmio era participar de uma novela do SBT e um contrato de um ano com a emissora, Carol Hubner, interpretou Joana. Além dela outros participantes do programa atuaram na trama, Cyda Baú e Paulo Paulley.

Lucinha e Cláudio Lins, mãe e filho na vida real, viveram os mesmos papéis na ficção.

Esmeralda teve índices de audiência crescentes ao longo do tempo, principalmente depois da estréia da reprise de Xica da Silva. Ao final, a novela registrou um dos maiores ibopes do SBT. Numa estratégia inédita para abocanhar mais audiência, a emissora apresentou os dois últimos capítulos numa segunda e terça-feira, empurrando seu horário adiante. Assim, numa grande campanha publicitária, na segunda-feira do dia 18/07/2005, estreou Os Ricos Também Choram, a novela substituta no horário. Esmeralda foi exibida depois, seguida de um novo capítulo de Xica da Silva. Dessa maneira, Esmeralda registrou em seu último capítulo (apresentado na terça-feira) a sua maior audiência desde que estreou: 18 pontos com picos de 24, em São Paulo.
Compartilhar no Google Plus
    Blogger Comentario

0 comentários :

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial