
Descobrindo que a menina está viva, Rosário volta para a fazenda Casa Grande para contar a verdade, mais é tarde demais, pois a família tinha deixado a casa. Então a menina é criada por Rosário, que pelo pagamento do parto recebeu um par de brincos de esmeralda, e por isso deu o nome à criança de Esmeralda.
Passam-se vinte anos, a vida dessas crianças, agora adultas, vão se cruzar. A família volta para a fazenda para passar uns dias, e José Armando conhece Esmeralda, uma pobre cega que vaga pelas cachoeiras de sua fazenda. Os jovens se apaixonam, mas José Armando está comprometido com sua prima, Graziela, e seu pai não aceita que ele ame uma moça pobre que ainda por cima é cega.

de 6 de dezembro de 2004 a 19 de julho de 2005
198 capítulos
novela de Dellia Fiallo
adaptação de Henrique Zambelli e Rogério Garcia
supervisão de texto de Therezinha Giácomo
direção de Jacques Lagoa e Luiz Antônio Piá
direção geral de Henrique Martins
direção de teledramaturgia de David Grinberg
A versão original de Esmeralda é venezuelana, chama-se "Esmeralda" e depois veio outro remake "Topázio" e foi apresentada pelo SBT em 1992. Em 2000 o SBT apresentou a versão mexicana dessa novela, Esmeralda, que, por sua vez, originou essa versão brasileira. Esmeralda foi a oitava produção do SBT com a parceria da rede mexicana Televisa.
A atriz Bianca Castanho, que interpretou Esmeralda, fez sua segunda protagonista no SBT. A primeira foi Clara em Canavial de Paixões. "A Clara apesar de sofrer muito era uma personagem muito ágil, segura e mais madura. Já Esmeralda é uma personagem mais meiga e ingênua", disse Bianca na época da estréia da novela. A atriz teve que tingir o cabelo de castanho, e colocar lentes verde cor de esmeralda, para se caracterzar com sua personagem.
A vencedora do reality show Casa dos Artistas, cujo prêmio era participar de uma novela do SBT e um contrato de um ano com a emissora, Carol Hubner, interpretou Joana. Além dela outros participantes do programa atuaram na trama, Cyda Baú e Paulo Paulley.
Lucinha e Cláudio Lins, mãe e filho na vida real, viveram os mesmos papéis na ficção.
Esmeralda teve índices de audiência crescentes ao longo do tempo, principalmente depois da estréia da reprise de Xica da Silva. Ao final, a novela registrou um dos maiores ibopes do SBT. Numa estratégia inédita para abocanhar mais audiência, a emissora apresentou os dois últimos capítulos numa segunda e terça-feira, empurrando seu horário adiante. Assim, numa grande campanha publicitária, na segunda-feira do dia 18/07/2005, estreou Os Ricos Também Choram, a novela substituta no horário. Esmeralda foi exibida depois, seguida de um novo capítulo de Xica da Silva. Dessa maneira, Esmeralda registrou em seu último capítulo (apresentado na terça-feira) a sua maior audiência desde que estreou: 18 pontos com picos de 24, em São Paulo.
0 comentários :
Postar um comentário