.

Seriado "Chaves" Comemora 40 anos


Roberto Gómez Bolaños nasceu na Cidade do México em 21 de fevereiro de 1929. Em sua conta oficial no Twitter, Bolaños divulgou uma foto sua aos oito meses. "Esta formosura sou eu, aos oito meses. Foi meu primeiro ensaio nu", brincou o humorista, que ficou conhecido mundialmente pela criação das séries televisivas El Chavo del Ocho e El Chapulín Colorado. 
 http://mdemulher.abril.com.br/imagem/tv-novelas-famosos/galeria/chaves-seriado-foto-33.jpg 
Bolaños estudou engenharia, porém nunca exerceu. Em 1955 começou a escrever roteiros para a televisão e atuar em alguns humorísticos, mas apenas em 1970 estreou na emissora TIM o seriado que viria a alçá-lo ao sucesso absoluto: Chespirito. O programa, composto por esquetes, lançou quadros de sucesso, como Chapolin Colorado, Chaves, Dr. Chapatin e Os Chifladinhos. 
 http://mdemulher.abril.com.br/imagem/tv-novelas-famosos/galeria/chaves-seriado-foto-13.jpg 
O sucesso das séries rendeu à Bolaños, também conhecido como Chespirito, reconhecimento internacional e ele logo se tornou um dos comediantes mais respeitados do mundo. 
 http://mdemulher.abril.com.br/imagem/tv-novelas-famosos/galeria/chaves-seriado-foto-03.jpg 
O quadro com as aventuras da turma da vila logo ganhou mais destaque e passou a ser exibido como seriado no horário nobre da emissora, uma vez por semana. 
 http://mdemulher.abril.com.br/imagem/tv-novelas-famosos/galeria/chaves-seriado-foto-14.jpg 
A simplicidade de Chaves encantou o público. Em sua biografia, Bolaños conta que durante uma viagem à Colômbia foi abordado por um garotinho que vendia balas. Ao avistá-lo, o menino tirou todo o dinheiro que trazia no bolso e o entregou ao comediante, dizendo: "Chaves, tome. Agora você pode comprar seu sanduíche de presunto!". Emocionado com o gesto do pequeno, ele aceitou o dinheiro apenas para não destruir a fantasia do menino. 
 http://mdemulher.abril.com.br/imagem/tv-novelas-famosos/galeria/chaves-seriado-foto-30.jpg 
Os personagens nem sempre foram retratados como nós os conhecemos hoje. No início do programa, Seu Madruga, por exemplo não era pai da Chiquinha. Ele era um vendedor de balões que morava na casa da Dona Florinda. O Sr. Barriga também não era dono da vila, e sim o zelador. Com o tempo, os personagens foram adaptados e ganharam suas características hoje tão marcantes. 
http://mdemulher.abril.com.br/imagem/tv-novelas-famosos/galeria/chaves-seriado-foto-26.jpg 
Carlos Villagrán decidiu sair do elenco, em 1978, para estrelar um seriado na Venezuela. Os últimos episódios que contaram com a participação do ator foram gravados em Acapulco. Assim, o programa tomou novos rumos. Chespirito criou o Restaurante da Dona Florinda e passou a dar mais destaque para Nhonho e Chiquinha. Foi nesta fase que os personagens Dona Neves e o carteiro Jaiminho foram criados. 
 http://mdemulher.abril.com.br/imagem/tv-novelas-famosos/galeria/chaves-seriado-foto-24.jpg 
Em 1983 as gravações da série foram interrompidas, sem a exibição de um episódio final. Até que no fim da década de 80 a série voltou a ser exibida como um quadro do programa Chespirito. A atração ficou no ar até 1992. 
 http://mdemulher.abril.com.br/imagem/tv-novelas-famosos/galeria/chaves-seriado-foto-17.jpg 
Chespirito não esconde o orgulho que tem por seu trabalho no seriado Chaves. "Esse elenco sempre foi meu orgulho máximo. Eu inclusive fui superado por muitos deles, como Ramón Valdez (o Seu Madruga)", disse em entrevista ao jornal chileno La Tercera. 
 http://mdemulher.abril.com.br/imagem/tv-novelas-famosos/galeria/chaves-seriado-foto-32.jpg 
Em agosto de 2010, Carlos Villagrán falou ao jornal peruano El Comercio sobre sua relação com Roberto Gómez Bolaños. Questionado se Florinda Meza teria sido a "maçã da discórdia" entre ele e Bolaños, ele alfinetou: "Não diria que ela é uma maçã, porque isso seria lisonjeiro. Ela é o verme da maçã". Florinda namorou Villagrán antes de se casar com Bolaños, que dizem ter roubado a namorada do amigo. 
 http://mdemulher.abril.com.br/imagem/tv-novelas-famosos/galeria/chaves-seriado-foto-23.jpg 
Lançada em 2006, a primeira temporada do desenho animado do Chaves contava com 26 capítulos, todos adaptados do seriado. Produzido pela Ánima Estudios, o desenho contava com a participação de todos os personagens, exceto a Chiquinha, pois a atriz Maria Antonieta de las Nieves, proprietária da personagem, não entrou em acordo com a produção. 
 http://mdemulher.abril.com.br/imagem/tv-novelas-famosos/galeria/chaves-seriado-foto-29.jpg 
Bordões: "Isso, isso, isso", "Foi sem querer querendo", "Tá bom, mas não se irrite", "Ninguém tem paciência comigo" e "É que me escapuliu".

Chaves é um pobre garoto, órfão e que vive escondido em seu barril. O menino esfomeado chegou à vila ainda pequeno, e foi muito bem aceito por todos, mesmo sendo atrapalhado, e, às vezes, um pouco burro. Chaves faz qualquer coisa por um sanduíche de presunto, sua comida preferida. Toda vez que Chaves apanha, ele chora e corre para se esconder no barril. Pobrezinho! 
 http://mdemulher.abril.com.br/imagem/tv-novelas-famosos/galeria/chaves-seriado-foto-20.jpg 
Bordões: "Que que foi, que que foi, que que há?", "Só não te dou outra porque...", "Dá licencinha pro Madruguinha que ele vai tomar um cafezinho" e "Não é uma coisa que se diga, minha nossa, que bom, mas..."

O velho Seu Madruga é chamado pelas crianças da vida de "chimpanzé reumático". Ele é o pai de Chiquinha, e ficou viúvo quando ela nasceu. É um homem simples, mas muito preguiçoso. Seu Madruga foge do trabalho como o diabo foge da cruz.

Intérprete do personagem mais querido seriado, Ramón Valdez nasceu em 1923, na Cidade do México e com 2 anos foi morar com seu pai na pequena cidade de Juarez, no México. Teve três esposas, uma delas era a cantora Aracely
Julian, e aproximadamente 10 filhos. 
 http://mdemulher.abril.com.br/imagem/tv-novelas-famosos/galeria/chaves-seriado-foto-35.jpghttp://mdemulher.abril.com.br/imagem/tv-novelas-famosos/galeria/chaves-seriado-foto-28.jpghttp://mdemulher.abril.com.br/imagem/tv-novelas-famosos/galeria/chaves-seriado-foto-34.jpghttp://mdemulher.abril.com.br/imagem/tv-novelas-famosos/galeria/chaves-seriado-foto-27.jpg


Texto adaptado
fonte: Esmas
Compartilhar no Google Plus
    Blogger Comentario

0 comentários :

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial