.

Túnel do Tempo Br: Dona Anja, sbt; 1996


A novela é passada em Rosário, um pequeno vilarejo no Rio Grande do Sul, em 1970 há 1977. Época de ditadura militar e de luta para aprovação do Brasil, Rosário não é diferente de nenhuma outra cidade: políticos, no caso Chico Salera, são corruptos; o delegado, Rutílio, defensor da moral e inimigo dos comunistas; Padre Antônio, preocupado com a onda dos divórcios e dissolução de famílias e as mulheres traem e são traídas.
Rosário se transforma com a chegada de Dona Anja, uma mulher que surpreende a todos pelo seu forte temperamento e seu enorme apetite sexual, noiva do Coronel Quineu, chega a cidade provocando grande tumulto e se tornando tão influente quanto seu noivo. Eles se mudam para o casarão, e surge em Coronel uma grande preocupação: não satisfazer o apetite sexual de sua esposa. Quando lhe surge uma idéia bizarra: comprar uma mesa de bilhar e fazer com que os rapazes da cidade fossem jogar e revezar com a tentativa de satisfazer Dona Anja.

É tentando saciar sua mulher o velho Coronel morre deixando o casarão e toda sua fortuna a Dona Anja e seu filho que nunca conheceu. Viúva agora, adoece de nostalgia e perde seu apetite sexual, pobre e preocupada para não decepcionar os rapazes, chama umas garotas da capital e transforma o casarão em um bordel. A pressão para proibir Dona Anja começa, e mais uma vez irá lutar contra a hipocrisia moral de sua época.



Rosário vem a descobrir o herdeiro de Coronel ao mesmo tempo em que o divorcio é aprovado, surgindo assim os primeiros sinais de democracia, e a vida de Dona Anja continua, ela segue vivendo administrando seu bordel e remoendo as memórias de Quineu.


Dona Anja
Diretor: Roberto Talma
Elenco: Lucélia Santos, Jonas Mello, Luís Guilherme, Angelina Moniz, Manuela Dias, Sérgio Mamberti, Sonia Lima, Jandir Ferrari, Vera Zimmermann, Antonio Petrin, Angela Figueiredo, Patricia Lucchesi, Pedro Vasconcellos, Danton Mello, Giuseppe Oristaneo, Lilyá Virna, Cláudio Mamberti, Taumaturgo Ferreira, Miguel Magno, Rosaly Papadopol, Neco Vila Lobos, Gustavo Haddad, Mauricio Branco, Sofia Papo, Nubia de Oliveira, Kátia Reis, Paola Bettega, Andrea Guerra.

Escrito por: Roberto Talma / Yoya Wursch / Cristianne Fridmman
Produtor Executivo: José Paulo Vallone
Based on novel of Josué Guimarães
100 episódios de 40' cada

Curiosidade:

  • O tratamento dado aos relacionamentos amorosos destacou-se em Dona Anja. Todos mantêm uma certa aparência na seriedade e, no entanto, traem e são traídos sem pudor algum.
  • Destaque também para a lei do divórcio, além de assuntos como sexo, agressão física, corrupção, drogas, ditadura e seqüestro de políticos.
  • Os atores Gustavo Haddad e Lyliá Virna, que terminaram juntos a trama, se conheceram na novela e começaram um namoro que acabou em casamento. Atualmente estão separados. Lyliá foi Miss Brasil Mundo em 1993.
  • A trama tinha o horário estelar, mas sua audiência era inferior a mexicana "Maria Mercedes", com a atriz - cantora Thalia.
  • Ney Matogrosso regravou especialmente para a trama "Não existe pecado ao sul do Equador", que é a música de abertura. O arranjo foi diferente do utilizado em Pecado Rasgado (Rede Globo1978/1979), que tinha o mesmo tema de abertura. A nova versão era cantada em tom de mambo e o verso "vamos fazer um pecado rasgado, suado a todo vapor" era substituído por "vamos fazer um pecado safado, debaixo do meu cobertor". Outra substituição é a palavra "holandesa" por "lambeza".

Compartilhar no Google Plus
    Blogger Comentario

0 comentários :

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial