.

Túnel do Tempo ESPECIAL: "Rosa Selvagem", SBT/TVS-1991



Sinopse:
A história de Rosa começa a 20 anos atrás quando sua mãe Waldete, filha de uma rica família, se envolve com um humilde motorista que a engravida. A criança que Waldete espera é uma vergonha para a família, a jovem não vê outra alternativa a não ser entregar sua filha aos cuidados de sua babá Tomasa. Rosa García, assim batizada por Tomasa cresce ingênua, sem possuir muita educação, acostumada a xingar e dar golpes naqueles que a incomodam, pelo que a chamam de selvagem. Rosa também se parece muito com um homem, já que se acostumou a jogar futebol e outros jogos característicos de meninos.
(Josefina, Ricardo e Dulcina)
No outro lado da cidade vive a família Linhares, formada por Ricardo, um jovem muito generoso, sua irmã Dulcina, malvada por natureza, ambiciosa e vaidosa, a quem somente importa o dinheiro e a classe social, e Cândida a irmã mais nova que se deixa influenciar pelas maldades da outra irmã. Também faz parte da família o irmão gêmeo de Ricardo, que se chama Rogério, um homem de fibra que ficou paralítico devido a um acidente de carro. Ricardo que é um homem rico, vive em constantes discussões com suas irmãs que sempre querem decidir com quem ele deve se casar. O sonho de Dulcina e Cândida é que Ricardo se case com a milionária Luciana, uma jovem bela, porém, frívola e vingativa.

Tudo corre bem na mansão Linhares até que um dia a fiel empregada Josefina pega um moleque roubando ameixas do jardim e arma um escândalo, logo chega Dulcina e Ricardo, que ao tirar o boné do ladrão percebe que não passa de uma garota assustada, querendo apenas brincar. Ricardo é bondoso com Rosa, diz que não chamará a polícia se ela lhe der algumas ameixas. Contra o gosto das irmãs, Ricardo dá algum dinheiro para Rosa e a deixa ir embora, com a promessa de que um dia voltaria para visitá-lo. A amizade dos dois cresce, Rosa se apaixona por ele, enquanto ele só decide se casar com ela para provocar suas irmãs.
Na mesma noite de seu casamento, Ricardo Linhares se questiona a gravidade de seus atos, ao haver se casado com Rosa García, a humilde e rústica jovem, que o admira e o ama com todo seu coração. A preocupação deste milionário jovem se deve a seu caráter impulsivo e arrogante, e ao querer dar uma lição em suas meio-irmãs. Dulcina e Cândida, dominantes e avarentas, filhas do primeiro casamento do pai deste, elas, para aumentarem sua fortuna, queriam casá-lo com Luciana Villareal, então, por vingança e para lhes demonstrar que podiam contra ele, Ricardo decidiu tomar tão aventurada decisão da qual parece começar a se arrepender.
(Rosa, Ricardo, Dulcina e Luciana)
Dulcina e Cândida se unem a Luciana Villareal, jovem que possui uma grande fortuna e que sempre havia sentido atração por Ricardo, juntas, as três fazem todo o possível para separar Rosa e Ricardo. Este, realmente, se apaixona por Rosa, mas ela deixa a casa após algumas intrigas de suas cunhadas que diziam que sua amizade com Rogério havia se transformado em algo mais. Rosa volta para o bairro onde vivia e só quer esquecer Ricardo e todo o mal que ele provocou com o seu desamor, mas o indeciso marido percebeu com a distância que Rosa é sempre será seu amor.

Além do mais, por intermédio de Tomasa, Waldete, que nunca havia deixado de procurar sua filha, a reencontra, e depois de lhe revelar que é sua mãe, a leva, afim de torná-la uma dama fina e educada. Ricardo, que começa a amá-la verdadeiramente, faz com que Rosa retorne, mas esta não ficaria por muito tempo, pois Dulcina e Cândida lhe confessam que Ricardo teve outras razões para se casar com ela. Pouco tempo depois, Rosa descobre que está grávida e aceitando a ajuda de sua mãe, decide se superar, cobrando vingança contra os Linhares, por todo o dano que lhe causaram.  Paulo, enteado de Waldete, se apaixona por Rosa, mas ela continua amando Ricardo apesar de não conseguir perdoá-lo. Rosa dá a luz a seu filho, quase ao mesmo tempo em que sua mãe morre de um infarto, lhe deixando como herança uma imensa fortuna e grandes negócios.v
 
Ricardo e Rosa se encontram, ele já sabe que tem um filho e oferece sua ajuda a Rosa, que o rejeita, dizendo que nem ela, nem seu filho precisam dele. 
Em seu novo mundo, Rosa conhece um multi-milionário, que lhe pede em casamento. Rosa, decidida a seguir adiante com seu plano de vingança, exige o divórcio de Ricardo.

Faltando a última audiência para que o divórcio seja concedido, Rosa anuncia seu casamento com o milionário e Ricardo, que agora a ama loucamente, em sua desesperação e ao vê-la perdida, tenta pela última vez recuperá-la e consegue. Vencida pelo grande amor que sente por Ricardo, Rosa rompa seu compromisso e se reconcilia com Ricardo. Finalmente o casal pode ser feliz ao lado de seu pequeno filho.

CURIOSIDADES:

Rosa Selvagem (Rosa Salvaje) é uma telenovela mexicana. Produzido pela Televisa em 1987, estrelando Verônica Castro e Guillermo Capetillo. Ela foi inspirada no romances "La Gata" e "La Indomable" de Inés Rodena, e em uma história de Abel Santa Cruz, foi adaptada por Carlos Romero, e produzida foi Valentín Pimstein. A novela se tornou um verdadeiro clássico da dramaturgia, por sua trama que encantou desde o início e pelo grande sucesso que foi. Rosa Selvagem representa um marco que quebrou todos os recordes de audiência, superando todas as novelas anteriores.  
Verônica Castro não era a primeira escolha de Valentin para viver a Rosa, na verdade ela ainda  estava fora da Televisa,  sua escolha foi dada como péssima pelo presidente da emissora mexicana, más Valentín a queria para representar a jovem , ainda que a atriz fosse mais velha que a personagem (Rosa tinha entre 18 e 20 anos, Verônica já tinha 40 anos na época).

No Brasil, essa foi outra novela bem-sucedida da atriz Verónica Castro, já famosa por "Os Ricos Também Choram", exibida no início da década anterior. Aproveitando o grande sucesso de "Carrossel", a trama, mesmo competindo diretamente com a novela das oito da Globo, começou com 14 pontos de audiência e chegou a marcar 25 pontos em suas últimas semanas.

O SBT lançou dois disco musicais com a trilha sonora da novela, embora ambas não foram lançado  pela TELEVISA,  aqui fez sucesso. No México a novela foi lançada em DVD, para os fãs 

A novela foi ao ar pela primeira vez no Brasil em 1991, transmitida pelo SBT. 
Compartilhar no Google Plus
    Blogger Comentario

3 comentários :

Anônimo disse...

O SBT deveria reservar um horário em sua grade de programação para reprises dessa época, anos 80 e 90, onde a cultura era totalmente diferente. Não dá para viver só do presente, temos que nos inspirar no passado.

Unknown disse...

Olha penso a mesma coisa, as tramas de antes além de serem lindas e românticas, eram brilhante, fora a sensação de regressar aos anos 80 e 90...

Anônimo disse...

verdade mesmo o sbt poderia reprisar a novela rosa selvagem ..substituindo a reprise da novela a feia mais bela em janeiro de 2015 as 5:00 da tarde tenho certeza que daria muito audiencia

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial