.

Túnel do Tempo MX: "Canavial de Paixão", CNT Gazeta-1997



Nos belos canaviais do estado de Veracruz desenvolve-se esta história de amor, especificamente no povo de San Benito. Ali vive Fausto Santos junto com sua esposa Margarita e sua filha Julia. Os três gozam de uma grande felicidade e união como família. Com eles vive Dinorah Fabermann, a irmã de Margarita, que é uma mulher falsa e que inveja a perfeita família de sua irmã. Dinorah mantém uma relação amorosa com um homem casado. Sua irmã inteira-se e decide averiguar de quem se trata, este resulta ser Amador Montero, quem está casado com Josefina Montero, uma das mulheres mais respeitada do povo com uma moral inatacável.
Amador e Josefina são pais de Pablo, o melhor amigo de Julia. Eles também são amigos Juan de Deus e Mireya, duas crianças que vivem no povo, mas que não gozam da riqueza e o dinheiro que eles têm. Ainda assim isso não lhes impede ser como irmãos. Dinorah convence Amador a fugir da cidade. Quando Margarita escuta isto, prende sua irmã e se dirige ao local onde ela se encontraria com Amador, e lhe pede que desista de seu plano e deixe de ver a Dinorah. Na volta para a cidade, Amador perde o controle do carro pela chuva e morre no acidente, junto com Margarita.

Dinorah é uma das primeiras A inteirar-se, e cria um plano para ficar limpa e excluída de tal feito pois no povo começam a dizer que Margarita e Amador eram amantes. Dinorah confirma aquilo dizendo que ela o sabia de tempo atrás, mas que calou por lealdade a sua irmã. Josefina que é agora o alvo de fofocas e boatos, descarrega sua fúria contra Julia e lhe proíbe de vhegar perto de sua casa e do seu filho. Josefina sabe bem que seu filho não obedecerá, pelo que o manda a um internado na Cidade de México.

Fausto Santos, viúvo de Margarita, recebe a Dinorah em sua casa, esta começa a se relacionar com ele a fazendo-la assim sua legitima esposa, estando grávida de Amador antes do casamento. Meses depois, a Dinorah adianta-se-lhe o parto ao escorregar e rodar pelas escadas ao tratar de reprender a Julia. O menino nasce mas morre aos poucos dias, e ela fica estéril, acordando a ira de Dinorah quem culpa a Julia da morte do bebé e conseguindo que Fausto se separe mais de sua filha ao meter na cabeça que é o fruto do amor que Margarita e Amador se tiveram.
10 anos depois, Julia já é uma mulher. Juan de Deus, quem tem crescido como amigo de Julia, se apaixona por ela, mas Julia sabe que Mireya está apaixonada por ele, por isso começa a se afastar dele. Após dez longos anos, as pessoas ainda vêem a Julia como uma má mulher e a julgam de mulher fácil igual a sua mãe. Julia enfrenta a toda essa gente, mas sabe bem que por trás de tudo está Josefina, quem não se cansou de manchar o nome de sua mãe com inventos e calunias. Pablo regressa ao povo comprometido com Gina, uma rapariga bonita mas interessada e fria, que chega em procura da verdade a respeito de seu passado no povo. Julia acerca-se novamente a Pablo e ambos revivem aquele amor inocente que se tinham quando crianças, e agora Pablo está disposto a defender seu amor por Julia ainda na contramão da vontade de sua mãe. Quando Juan de Deus descobre que Julia e Pablo ainda se querem, começa a lutar pelo amor desta, sem suspeitar que Mireya lhe guarda um profundo amor desde a infância também.
A primeira pessoa a descobrir que Dinorah era a verdadeira amante de Amador é Amalia, a esposa de dom Samuel Aldapa, graças a várias conjecturas e cabos soltos. Nesse mesmo instante, Rufino Mendonça, capataz do talento dos Montero, tem uma forte discussão com Pablo que agora administra do talento, por sair este à defesa de dom Samuel e reintegrar a seus labores, deixando sem autoridade a Rufino; de forma que este planeja assassinar a dom Samuel com ajuda de seu cúmplice Leopoldo Ramírez, mesmo ao que envia à sastrería de doña Amalia para lhe prender fogo ao local estando dentro dom Samuel. O crime leva-se a cabo horas depois que Amalia adverte a Dinorah que todas suas intrigas estão por se desplomar. Lamentavelmente Leopoldo equivoca-se e prende fogo ao local quando dom Samuel acabava de sair mas estando doña Amalia dentro, morrendo calcinada.
Enquanto, Julia e Juan de Deus dão-se a oportunidade de estar juntos, Pablo e Gina marcam a data para seu casamento. Quando Juan de Deus decide se casar com Julia, coincidem na data em que casar-se-á Pablo, mesmo que casar-se-á em sua fazenda, enquanto Julia fá-lo-á na capilla do povo. Dantes de entrar à cerimónia, Pablo arrepende-se e corre onde Julia lha levando em cavalo e apontando com um revólver a Juan de Deus; Pablo e Julia passam vários dias fosse do povo, e reconhecem que se amam, se entregando o um ao outro. Ao regressar, Julia conta-lhe o sucedido a Juan de Deus, o que causa sua ira total, desejando matar a Pablo.Ambos se encontram depois afora da igreja do pai Cuco, tio de Pablo; começam a golpear-se e Juan de Deus derruba a Pablo, e quando está a ponto de aplastarle a cabeça com uma rocha, chega o pai Cuco e detém a Juan de Deus, lhes revelando que ambos são filhos de Amador. Juan de Deus sai correndo atónito, e Pablo questiona a seu tio sobre o que acaba de dizer; este lhe contesta que não o tinha mencionado porque se tratava de um segredo de confissão, mas que decidiu o quebrantar para evitar uma desgraça. Após isso, o pai se sente com um grande sentimento de culpa, visita ao senhor bispo e este o manda a um retiro espiritual, o que ocasiona que chegue um sacerdote interino a San Benito que não é do agrado de ninguém do povo.

Não se dá outra oportunidade após muito tempo para tocar de novo o tema té que Doña Remédios lhe faz ver a Fausto que Dinorah lhe mentiu a respeito de sua paternidad sobre Julia, e então visita ao Dr. Cisneros, quem além de confirmar-lhe que ele é o verdadeiro pai de Julia, lhe confessa que o filho que Dinorah perdeu em verdade era de Amador. Fausto regressa furioso a sua casa, discute com Dinorah violentamente e a ameaça com exibí-la como o que realmente é, mas então Dinorah o assassina lhe disparando com sua espingarda directamente ao coração, e posterior a isso, lhe faz crer a todo mundo que Fausto se suicidou. Dinorah está em graves aprietos porque todo se lhe está saindo de controle, já que tanto Julia como Josefina sabem a verdade. Julia lho reprocha estando juntas em casa, mas Josefina, devido a sua a cada vez mais deteriorada saúde, o único que lhe diz a Pablo é que se decide fazer sua vida com Julia, já não impedi-lo-á mais.

Dinorah então decide fugir do povo junto com Rufino, mas quando decidem o fazer, doña Remédios os intercepta, casualmente numa noite chuvosa e a curandeira ao notar que são eles, os detém bloqueando a estrada com sua carreta, coisa que ocasiona que a caminonhete se vire tal e como em seu momento sucedeu com Margarita e Amador. Rufino consegue escapar mas Dinorah fica atrepada nos escombros do veículo. Pablo, Juan de Deus e dom Samuel conseguem encontrar a Rufino e entregam-no às autoridades, enquanto Dinorah é levada de urgência ao hospital, onde têm que amputar-lhe a perna que lhe ficou atrepada entre os ferros da caminonhete. Josefina inteira-se do acidente e chega a visitar a Dinorah para reclamar-lhe por todo o que lhe fez, mas ao inteirar da amputação decide lho mencionar indirectamente a humilhando. Dinorah dá-se conta que lhe falta uma perna, e teme viver assinalada por todos seus crimes, pelo que decide se suicidar não sem dantes lhe falar a Julia e lhe confessar que ela matou a Fausto, e que desde esse então só tem vivido em agonia por ter terminado com a vida do único homem que realmente amou e que a odeia por ser o fruto do amor que Fausto sentia por Margarita, após isto, se corta as veias e morre desangrada.

Pouco depois, Mireya e Juan de Deus fazem-se noivos e estando na cerimónia do casamento de Julia e Pablo, chega surpresivamente o pai Cuco, e o sacerdote em turno cede-lhe o lugar para que ele os case. Josefina solicita ler a liturgia e antes de fazê-lo, dirige-se a todo o povo reconhecendo que se equivocou ao julgar injustamente a Margarita. Após isto, o pai Cuco lhes dá a bênção a Julia e a Pablo, sendo agora marido e mulher.





Curiosidades

Sebastián Zurita, filho dos produtores da telenovela, Humberto Zurita e Christian Bach, teve uma participação especial na telenovela interpretando o personagem Pablo (Juan Soler) quando criança nos primeiros capítulos. Também marcou a estréia de Zoraida Gómez em novelas, ela viveu a personagem Julia (Daniela Castro) quando criança nos primeiros capítulos.







Esta foi a última telenovela de Angélica Aragón na Televisa. No ano seguinte protagonizaria sua primeira telenovela na TV Azteca, ''Mirada de Mujer', junto com a estrela Bárbara Mori, a famosa "Rubi" na foto abraçada à Angélica Aragón..


César Évora, repetiu o personagem em seu remake, ''Abismo de pasión'', na qual se chamava Rosendo.





Exibida pela CNT - Gazerta, a trama contou com legenda em sua reta final, devido a greve dos dubladores que não recebiam seus salarios há dois meses.


Em 2003 o canal brasileiro SBT realizou uma nova versão desta telenovela, intitulada ''Canavial de Paixões'', dirigida por Claudio Callao, Jacques Lagoa e Henrique Martins, produzida por David Grimberg e protagonizada por Bianca Castanho, Gustavo Haddad e Thierry Figueira. Já no ano de 2012, a Televisa produziu mais uma versão da trama. ''Abismo de Pasión'', e Angelli Nesma Medina foi a produtora executiva e foi baseada na obra de Caridad Bravo Adams. Angelique Boyer, David Zepeda, Mark Tacher, e Livia Brito são os protagonistas, enquanto Blanca Guerra, Altair Jarabo e Sabine Moussier são os antagonistas principais.

Compartilhar no Google Plus
    Blogger Comentario

0 comentários :

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial