Ambientada em São Paulo, a trama de “Rainha da Sucata” retrata o universo dos novos-ricos e da elite decadente brasileira, através das personagens de Maria do Carmo (Regina Duarte), uma emergente, mulher determinada e corajosa, filha de sucateiro que prosperava no negocio e virava uma grande empresária, e Laurinha Figueroa (Glória Menezes), uma socialite falida. Na mansão dos Figueroa, nos Jardins, sofisticado reduto de São Paulo, moram Laurinha, seu marido Betinho (Paulo Gracindo) e seu enteado Eduardo (Tony Ramos). A família conta com os serviços da fiel empregada, Lena (Lolita Rodrigues), e de sua filha, Alaíde (Patrícia Pillar), e do misterioso mordomo Jonas (Raul Cortez). Na zona norte da cidade, em uma mansão no bairro de Santana, moram Maria do Carmo e seus pais, Onofre (Lima Duarte) e Neiva (Nicette Bruno).
Onofre(Lima Duarte) era um sucateiro que vivia trabalhando para ajudar no sustento da esposa Neiva(Nicete Bruno) e da única filha Maria do Carmo(Regina Duarte). Homem batalhador, se orgulhava por ter conseguido pagar os estudos de Maria do Carmo e a ver na faculdade.
Na faculdade, Maria do Carmo se apaixonava pelo colega de classe chamado Edu(Tony Ramos), um playboy que só pensava em curtir a vida e não prestava atenção nela. No baile de formatura, Maria do Carmo ficava encantada com uma suposta homenagem que seu apaixonado Edu iria lhe fazer. No momento do baile, Edu e seus colegas armavam uma grande humilhação para Maria do Carmo, a fazendo passar por um vexame jamais esperado na frente de todos os convidados e dos pais dela. Edu deixava que um monte de lixo caísse do teto do clube sobre a cabeça de Maria do Carmo e sujasse todo seu vestido, bem na hora que ela pensava que seria homenageada pelo amado. Maria do Carmo cresceu com esta revolta e jurou que um dia se vingaria de Edu. Batalhadora e determinada como o pai, ela transformou sua vida e fez da sucata um grande negocio, chegando a se virar numa rica empresaria com o titulo de “Rainha da Sucata”. Com o passar dos anos, Onofre morreu e Neiva, mãe de Du Carmo, ficou sendo a única pessoa com quem ela podia contar.O destino faz com que Maria do Carmo reveja Edu e ela percebe que chegou a hora de por seu plano de vingança em prática. Maria do Carmo fica sabendo que a família de Edu está falida e cheia de dividas.Aproveitando o interesse financeiro de Edu, a sucateira propõem que ele se case com ela e em troca ela garante uma boa vida para ele e realiza o desejo do playboy em fabricar um automóvel que ele havia inventado, financiando todo custo através de suas empresas. Do Carmo era noiva de Gerson(Gerson Brener), uma homem apaixonado por ela e disposto a fazê-la muito feliz. Por causa da paixão por Edu, logo Do Carmo acaba sua relação com Gerson, fazendo o rapaz sofrer de amor e despertando a revolta de Dona Armênia(Aracy Balabanian), mãe de Gerson. No final, Edu finalmente declarava todo seu amor por Maria do Carmo e ambos viviam felizes para sempre.
Curiosidades:
Foi a partir de “Rainha da Sucata” que a Globo deu fim ao famoso “a seguir cenas dos próximos capítulos”. Por causa do publico que mudava rapidamente para a novela “Pantanal”, um grande sucesso da Rede Manchete. A Globo passou então a terminar a novela numa grande cena e logo em seguida começar o programa seguinte, sem que desse tempo do publico mudar de canal.
A novela foi reapresentada na sessão Vale a Pena Ver de Novo entre 28 de fevereiro e 16 de setembro de 1994, em 145 capítulos. Da sua reestreia até o mês de abril, a reprise começava às 13h30. Com a estreia do Vídeo Show diário, a reapresentação da novela passou a ser exibida às 14h20 da tarde. Curiosamente, a novela que antecedeu Rainha da Sucata, Tieta, foi sua sucessora no Vale a Pena Ver de Novo
A novela foi exibida na TV Globo Portugal, de 23 de novembro de 2009, a 18 de junho de 2010 as 19:30
Rainha da Sucata fez grande sucesso no exterior, sendo vendida para Angola, Bolívia, Canadá, Chile, Costa Rica, Estados Unidos, Guatemala, Nicarágua, Paraguai, Peru, Portugal, República Dominicana, Uruguai e Venezuela.
TRILHAS SONORAS
As trilhas sonoras de “Rainha da Sucata”, retratavam perfeitamente o ano de 1990, uma época de vários ritmos musicais, principalmente a lambada, que era o ritmo brasileiro do momento. A trilha nacional, além da dançando “Me Chama Que Eu Vou” na voz de Sidney Magal, trazia também outros ritmos brasileiros e sucessos do momento como “Lanterna dos Afogados” de Os Paralamas do Sucesso, e “Meninos e Meninas” do Legião Urbana. Adriana Calcanhotto fazia sua estréia com a música “Naquela Estação”, um hit de grande sucesso. Wanderléia cantava a conhecida “Foi Assim”, tema de Maria do Carmo. A trilha sonora internacional trouxe a bela “Rebel In Me” de Jimmy Cliff, música esta que virou uma das mais tocadas na época. Também tinha a estréia de Lisa Stansfield com “All Around The World”, além das dançantes "Listen To Your Heart" com Sonia e "Send Me An Angel" - Real Life e ainda "Come Back To Me" - Janet Jackson, "Into My Life" – Colin Hay Band, "My Romance" - Carly Simon, entre outras. A novella ainda trouxe uma trilha Sonora complementar com músicas de lambada, já que o ritmo foi bastante difundido na novela, através da casa de shows de Maria do Carmo(Regina Duarte), chamada lambateria sucata.
Trilha sonora nacional
"Me Chama Que Eu Vou" - Sidney Magal (tema de abertura)
"Foi Assim (Juventude e Ternura)" - Wanderléa
"Coração Pirata" - Roupa Nova
"Cigano" - Djavan
"Próxima Parada" - Marina Lima
"A Mais Bonita"– Maria Bethânia
"Na Captura" – Ary Sperling
"Coisas da Vida" - Milton Nascimento
"Nua Idéia" - Gal Costa
"Meninos e Meninas" - Legião Urbana
"Mais Você" - Ritchie
"Lanterna dos Afogados" - Os Paralamas do Sucesso
"Naquela Estação" - Adriana Calcanhotto
"Em Busca do Amor"– Ary Sperling
Trilha sonora internacional
"Into My Life" – Colin Hay Band
"All Around The World" - Lisa Stansfield
"Rebel In Me" - Jimmy Cliff
"Listen To Your Heart" - Sonia
"Come Back To Me" - Janet Jackson
"Forever" - Kiss
"Inside of You" – Howard Thomas & Sarah Bishop
"My Romance" - Carly Simon
"Send Me An Angel" - Real Life
"Vision of Love" - Mariah Carey
"It Had Be You" - Harry Connick Jr.
"Blue" – Geoffrey Williams
"Reve D'Amour" – Nuages
"Too Many Lonely Hearts" – Petula Clark
Trilha sonora complementar: Lambateria Sucata
"Preta" - Beto Barbosa
"Conversa Bonita" - Fafá de Belém
"Bom Suar" - Moraes Moreira e Pepeu Gomes
"Maracangalha" - Gerônimo
"Beijo na Boca" - Sidney Magal
"Gira Gira Pião" - Dido Oliveira
"Melô da Sucata" - Grupo Sucata
"Ouro Puro" - Elba Ramalho
"Paixão e Loucura" - Jorge de Altinho
"Sabor de Pecado" - Angel
"Vem Lambadear Comigo" - Banana Split
"Lourinha" - José Orlando
"Marmelada (Bas Moin Laia)" - Margareth Menezes
"Lambança" - Grupo Sucata
ABERTURA
A abertura de Rainha da Sucata, desenvolvida por Hans Donner e Nilton Nunes, mostrava uma boneca de sucata, confeccionada pela equipe com um ventilador, um ferro e uma tábua de passar roupas, baldes e molas. Ao som de Me Chama que Eu Vou, de Sidney Magal, música-tema da novela, a boneca dançava lambada com bailarinos reais. Me Chama que Eu Vou virou um dos hits de lambada mais tocado no país e foi uma das músicas responsáveis pela consagração do ritmo no Brasil.
0 comentários :
Postar um comentário