Dinorah é uma das primeiras A inteirar-se, e cria um plano para ficar limpa e excluída de tal feito pois no povo começam a dizer que Margarita e Amador eram amantes. Dinorah confirma aquilo dizendo que ela o sabia de tempo atrás, mas que calou por lealdade a sua irmã. Josefina que é agora o alvo de fofocas e boatos, descarrega sua fúria contra Julia e lhe proíbe de vhegar perto de sua casa e do seu filho. Josefina sabe bem que seu filho não obedecerá, pelo que o manda a um internado na Cidade de México.
Fausto Santos, viúvo de Margarita, recebe a Dinorah em sua casa, esta começa a se relacionar com ele a fazendo-la assim sua legitima esposa, estando grávida de Amador antes do casamento. Meses depois, a Dinorah adianta-se-lhe o parto ao escorregar e rodar pelas escadas ao tratar de reprender a Julia. O menino nasce mas morre aos poucos dias, e ela fica estéril, acordando a ira de Dinorah quem culpa a Julia da morte do bebé e conseguindo que Fausto se separe mais de sua filha ao meter na cabeça que é o fruto do amor que Margarita e Amador se tiveram.
Não se dá outra oportunidade após muito tempo para tocar de novo o tema té que Doña Remédios lhe faz ver a Fausto que Dinorah lhe mentiu a respeito de sua paternidad sobre Julia, e então visita ao Dr. Cisneros, quem além de confirmar-lhe que ele é o verdadeiro pai de Julia, lhe confessa que o filho que Dinorah perdeu em verdade era de Amador. Fausto regressa furioso a sua casa, discute com Dinorah violentamente e a ameaça com exibí-la como o que realmente é, mas então Dinorah o assassina lhe disparando com sua espingarda directamente ao coração, e posterior a isso, lhe faz crer a todo mundo que Fausto se suicidou. Dinorah está em graves aprietos porque todo se lhe está saindo de controle, já que tanto Julia como Josefina sabem a verdade. Julia lho reprocha estando juntas em casa, mas Josefina, devido a sua a cada vez mais deteriorada saúde, o único que lhe diz a Pablo é que se decide fazer sua vida com Julia, já não impedi-lo-á mais.
Dinorah então decide fugir do povo junto com Rufino, mas quando decidem o fazer, doña Remédios os intercepta, casualmente numa noite chuvosa e a curandeira ao notar que são eles, os detém bloqueando a estrada com sua carreta, coisa que ocasiona que a caminonhete se vire tal e como em seu momento sucedeu com Margarita e Amador. Rufino consegue escapar mas Dinorah fica atrepada nos escombros do veículo. Pablo, Juan de Deus e dom Samuel conseguem encontrar a Rufino e entregam-no às autoridades, enquanto Dinorah é levada de urgência ao hospital, onde têm que amputar-lhe a perna que lhe ficou atrepada entre os ferros da caminonhete. Josefina inteira-se do acidente e chega a visitar a Dinorah para reclamar-lhe por todo o que lhe fez, mas ao inteirar da amputação decide lho mencionar indirectamente a humilhando. Dinorah dá-se conta que lhe falta uma perna, e teme viver assinalada por todos seus crimes, pelo que decide se suicidar não sem dantes lhe falar a Julia e lhe confessar que ela matou a Fausto, e que desde esse então só tem vivido em agonia por ter terminado com a vida do único homem que realmente amou e que a odeia por ser o fruto do amor que Fausto sentia por Margarita, após isto, se corta as veias e morre desangrada.
Pouco depois, Mireya e Juan de Deus fazem-se noivos e estando na cerimónia do casamento de Julia e Pablo, chega surpresivamente o pai Cuco, e o sacerdote em turno cede-lhe o lugar para que ele os case. Josefina solicita ler a liturgia e antes de fazê-lo, dirige-se a todo o povo reconhecendo que se equivocou ao julgar injustamente a Margarita. Após isto, o pai Cuco lhes dá a bênção a Julia e a Pablo, sendo agora marido e mulher.
Curiosidades
Sebastián Zurita, filho dos produtores da telenovela, Humberto Zurita e Christian Bach, teve uma participação especial na telenovela interpretando o personagem Pablo (Juan Soler) quando criança nos primeiros capítulos. Também marcou a estréia de Zoraida Gómez em novelas, ela viveu a personagem Julia (Daniela Castro) quando criança nos primeiros capítulos.
Esta foi a última telenovela de Angélica Aragón na Televisa. No ano seguinte protagonizaria sua primeira telenovela na TV Azteca, ''Mirada de Mujer', junto com a estrela Bárbara Mori, a famosa "Rubi" na foto abraçada à Angélica Aragón..
César Évora, repetiu o personagem em seu remake, ''Abismo de pasión'', na qual se chamava Rosendo.
Exibida pela CNT - Gazerta, a trama contou com legenda em sua reta final, devido a greve dos dubladores que não recebiam seus salarios há dois meses.
Em 2003 o canal brasileiro SBT realizou uma nova versão desta telenovela, intitulada ''Canavial de Paixões'', dirigida por Claudio Callao, Jacques Lagoa e Henrique Martins, produzida por David Grimberg e protagonizada por Bianca Castanho, Gustavo Haddad e Thierry Figueira. Já no ano de 2012, a Televisa produziu mais uma versão da trama. ''Abismo de Pasión'', e Angelli Nesma Medina foi a produtora executiva e foi baseada na obra de Caridad Bravo Adams. Angelique Boyer, David Zepeda, Mark Tacher, e Livia Brito são os protagonistas, enquanto Blanca Guerra, Altair Jarabo e Sabine Moussier são os antagonistas principais.


0 comentários :
Postar um comentário