.

Um pouco de história do SBT de 1982 á 2003 1º parte


1982: O Brasil começa a exibição de novelas com o maior clássico de todos os tempos, “Os Ricos Também Choram”. Acompanhando a repercussão dessa novela vendida para mais de 180 países, no Brasil não foi diferente, a história protagonizada por Verônica Castro e Rogelio Guerra teve muito sucesso por aqui.


1983: Substituindo “Os Ricos Também Choram”, o SBT exibe a novela “ Desprezo-Rina”, uma história protagonizada por Ofélia Medina e o já falecido Enrique Alvarez Félix. Ainda esse ano, exibe duas novelas que não eram mexicanas, “Cristina Bazán” e “Amor Cigano”, com Luisa Kulliok. Outro grande destaque veio com “O Direito de Nascer”, a versão mais aclamada e clássica da novela cubana, novamente trazendo Verônica Castro, que veio ao Brasil inclusive!

1984: Duas novelas são exibidas esse ano. “Chispita” é o grande destaque, trazendo Lucero encantando como a menina órfã. Foi a primeira aposta do SBT nas novelas infantis, essa é a novela mais reprisada de todos os tempos no Brasil. Também é exibida “Estranho Poder - El Malefício ”, uma novela de mistério e terror.

1985: Em Janeiro desse ano, chega ao Brasil a encantadora história de “Viviana”, protagonizada por Lúcia Mendez. Essa novela foi um sucesso! Para continuar a manter o público de “Chispita”, o SBT traz duas novelas infantis: “Lupita” com Angélica Vale e “Angelito”. Completando o ano com “Soledade”, a novela que traz a grande atriz de cinema Libertad Lamarque.

1986: Cenários paradisíacos em meio a um enredo inovador, a novela em questão trazia outra vez Lúcia Mendez, agora na novela “Só Você - Tú o Nadie”. Novamente um êxito!

1987: Foi o último ano do SBT exibindo novelas latinas antes de uma pausa, “A Vingança” apresenta Helena Rojo ao Brasil.

1991: Esse é um ano de glórias no SBT. Duas estréias de peso no mesmo dia: “Rosa Selvagem”, que fez brilhar mais uma vez Verônica Castro, que veio novamente ao nosso país, e também “Carrossel”, o clássico que chegou a abalar a Globo. Indiscutivelmente, “Carrossel” foi um fenômeno! Vários produtos foram lançados e a novela ficou marcada na história da emissora. Gabriela Rivero, protagonista da história, veio ao Brasil inclusive. Devido ao sucesso das duas novelas, o SBT ainda trouxe naquele ano “Simplesmente Maria”, com a estrela Victoria Ruffo, “quinceñara - Quinze Anos”, com Adela Noriega e Thalia, e Ambição - Cuna de Lobos com a temível vilã Catarina, interpretada por Maria Rubio, e que recebeu muitos elogios.

1992: “A Estranha Dama”, um grande sucesso argentino com Luisa Kulliok, é a primeira novela a estrear esse ano, e faz muito sucesso. O público adolescente continua recebendo atenção, com “Alcançar uma Estrela”, que teve sua continuação exibida simultaneamente a exibição do capítulo final da primeira parte. Logo após o sucesso de “Carrossel”, o SBT aposta na belíssima “Vovô e Eu” com o astro internacional Gael Bernal Garcia e se sai bem. Mesmo já sendo bastante antiga, por Victoria Ruffo, a emissora exibe o sucesso “A Fera”. “Topázio” é um dos maiores sucessos do ano, consagrando Grécia Colmenares, nesse estrondoso êxito venezuelano. E ainda o requinte de “Eu Compro Essa Mulher”, estrelada por Leticia Calderon.



1993: Foi um ano de muitas edições nas novelas. Estréiam no mesmo dia “Eu Não Acredito Nos Homens” e a juvenil “Garotas Bonitas”, logo em seguida, começa “Paixão e Poder”, com a cantora Paulina Rubio num elenco de peso. As três novelas duram poucos meses e terminam na mesma data. Na semana seguinte, começam a cativante “Amor em Silêncio” e “Marielena”, com Lúcia Mendez, e que termina no primeiro dia de 1994, marcando outra pausa nas telenovelas.

1996: O SBT traz “Carrossel das Américas”, que não chegou a ter o sucesso esperado. O ano passa com reprises de novelas infantis, e em agosto, chega a hilariante “Maria Mercedes”, com Thalia, que marca o início da famosa “Trilogia de Thalia; as Marias”. Ainda naquele ano, o SBT exibe a marcante “Marimar”, também protagonizada pela cantora. Dois grandes sucessos!

1997: Ano crucial para o SBT. “Maria do Bairro” vira uma febre e consagra definitivamente Thalia como a estrela das novelas no Brasil, tanto que ela dá entrevistas, e em seguida vem ao Brasil, iniciando uma carreira musical muito bem sucedida. Nesse ano a CNT/Gazeta adquire exclusividade na exibição das novelas da Televisa. Além de algumas reprises, ficam marcadas as exibições de “Coração Selvagem”, o maior sucesso do período, além de “Canavial de Paixões”, “Maria José”, “Prisioneira do Amor”, “A Força de uma Mulher” e “Império de Cristal”. No pacote de novelas oferecido à CNT/Gazeta estava “Na Própria Carne” que ao ser rejeitada pela emissora passou para as mãos do SBT que a exibiu só nos sábados em longos capítulos.

1999: O ano começa com “Luz Clarita” em exibição durante as férias de “Chiquititas”. Era o aguardado retorno das novelas ao SBT, ainda mais nesse remake de “Chispita”. Mas o maior sucesso vem com a chegada triunfal de “A Usurpadora”, contando a história das gêmeas Paola e Paulina, e que traz Gabriela Spanic ao Brasil. Ainda naquele ano, a emissora exibe “O Privilégio de Amar”, que tem um começo difícil, mas se transforma num grande sucesso.

2000: O ano começa e traz a inauguração da Tarde de Amor, com o especial de “Más alla de la Usurpadora”, que é exibido em dois dias, e em seguida é substituída por “Kassandra”. Também vem “O Diário de Daniela”, com Daniela Luján. “A Mentira” traz o brasileiro Guy Ecker no elenco, que inclusive vem ao Brasil para divulgar a novela. “Sigo Te Amando” chega às tardes e faz muito sucesso. “Coração Selvagem” é exibida novamente, agora no SBT. “Esmeralda”, remake de “Topázio”, é um sucesso nas noites do SBT, que também traz “Maria Isabel”, o maior sucesso da Tarde de Amor, com Adela Noriega no elenco.

2001: Ano que traz muitas novelas, para todos os gostos. O horário infantil se estabelece definitivamente, trazendo Andréa Lagunes encantadora em “Gotinha de Amor”. Em seguida, é exibida “Serafim”, mas o maior sucesso vem com “Carinha de Anjo”, que traz Daniela Aedo ao Brasil. “Amigos Para Sempre”, estranhamente, é exibida fora desse horário. “Camila” alcança um pico histórico de 21 pontos nas tardes do SBT. Logo vem três aguardados retornos das estrelas: “Por Teu Amor” traz Gabriela Spanic, “Rosalinda” conta com o retorno triunfal de Thalia, e “Abraça-me Muito Forte” abre um novo horário para mexicanas com a volta de Fernando Colunga e a revelação de Aracely Arámbula. No final do ano são exibidas “Preciosa” e “A Alma Não Tem Cor” que foram um fracasso para o canal.

2002:  Esse foi um ano de novelas muito queridas. No gênero infantil, tem “Maria Belém” e “Cúmplices de um Resgate”, com a famosa troca de Belinda para Daniela Luján na reta final da história. É também o ano de três novelas eletrizantes, como a polêmica e adolescente “Amigas e Rivais” que marca no SBT 17 pontos no horário das 19 horas, também a sensual “Salomé”, e a história cheia de intrigas em “Manancial”.

2003: Marca as exibições de 2 controvertidos remakes de “Carrossel”, o sucesso “Viva às Crianças- Carrossel 2”. Também é exibida a adolescente “Primeiro Amor a Mil Por Hora”, com Anahí e Kuno Becker Remake de “15 anos”. Também é exibido o êxito “Poucas, Poucas Pulgas”. A mais querida é “No Limite da Paixão - Entre el Amor y el Odio”, estrelada por César Évora e Susana González.
Compartilhar no Google Plus
    Blogger Comentario

0 comentários :

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial