túnel do Tempo: "Sonho Meu"

Casada com o violento Geraldo Vieira (José de Abreu), Cláudia acaba perdendo a guarda da filha Maria Carolina (Carolina Pavanelli) devido às constantes e agressivas brigas entre ela e seu marido. A irmã de Geraldo, Elisa (Nívea Maria), passa a ser a responsável pela menina, mas não tem nenhum envolvimento com a doce Maria Carolina. Rancorosa e má, Elisa trata a sobrinha com indiferença e a abandona num orfanato.
No início da trama, Cláudia está de mudança do Rio de Janeiro para Curitiba, decidida a fugir de Geraldo e recomeçar sua vida. Ao chegar na nova cidade, ela conhece os irmãos Lucas Candeias de Sá (Leonardo Vieira) – por quem se apaixona – e Jorge Candeias de Sá (Fábio Assunção), um mau-caráter que faz tudo para conquistá-la. Junto com a avó, Paula Candeias de Sá (Beatriz Segall), os dois são donos da empresa de brinquedos onde Cláudia consegue um trabalho, a Ludens. Ao saber da paixão de seus netos pela jovem, Paula torna-se a grande rival de Cláudia. Ela faz tudo para afastá-la de sua família, temendo o desentendimento entre Lucas e Jorge. Cláudia, por sua vez, sofre com a ausência de sua filha e faz o possível para recuperar a guarda da menina. Em outro eixo da trama, acompanha-se a história de Maria Carolina e Tio Zé (Elias Gleizer), que a conhece durante uma de suas fugas do orfanato e acaba se tornando seu grande amigo e protetor. Tio Zé é um artesão, que faz brinquedos de madeira. Bom-caráter, conselheiro e apaziguador, ele vive na Rua das Flores, uma rua repleta de casas coloridas, onde moram outras crianças como Ximena (Carmen Caroline), Chico (Eduardo Caldas) e Taboinha (Beta Madruga). Ao lado dele e do cachorro Tofe, Maria Carolina é apresentada à magia do universo infantil. Em determinado momento da história, Cláudia se casa com Lucas e é acusada de bigamia, tendo que enfrentar um processo judicial, com risco de perder definitivamente a guarda da filha para o pai. Ela passa a sofrer com a perseguição de Geraldo e de Jorge, que se revela um homem inescrupuloso, capaz de qualquer armação para prejudicá-la. Jorge procura de todas as maneiras separar Cláudia de seu irmão e afastar a avó da direção da fábrica de brinquedos da família. Mas, no final da história, tudo acaba bem. Cláudia obtém a guarda da filha e vai morar no Rio de Janeiro com Tio Zé e Lucas, com quem tem um filho, Paulinho.

Curiosidade:

Em 1993 o escritor e diretor Marcílio Moraes, junto com Lauro César Muniz, trouxe uma novela bem ingênua, cheia de crianças, com uma superfigura de um vovô, a grande interpretação da pequena Carolina Pavanelli, e um tema de abertura cantado pela apresentadora Xuxa, não deu outra, a novela teve uma tremenda aceitação entre o público infantil.




Os autores inspiram-se nas novelas A Pequena Orfã (1968) e O Ídolo de Pano (1974) para criarem Sonho Meu, uma telenovela com arquétipos infantis – a princesa, o vilão e o príncipe encantado – que servem para contar a história de Cláudia Lins (Patrícia França).



Na época de Sonho Meu, Patrícia França e Leonardo Vieira, o casal protagonista, vinham do sucesso de seus personagens na primeira fase da novela Renascer, e formavam novamente um casal romântico.



O grande destaque de Sonho Meu foi a atuação de Carolina Pavanelli. A menina emocionou e divertiu a todos com sua doce personagem.



Pela primeira vez, uma novela da Rede Globo foi produzida fora do eixo Rio-São Paulo-Nordeste. A equipe gravou em Curitiba e numa cidade cenográfica em Jacarepaguá, no Rio de Janeiro. Para construí-la, foram necessários 28 dias. A cidade reproduzia detalhes da arquitetura da capital paranaense. A história centralizada em Curitiba proporcionou uma beleza extra às locações, com imagens bastante incomuns .



Sonho Meu teve boa repercussão no exterior, sendo exibida na Bolívia, Chile, Chipre, Costa Rica, Filipinas, Guatemala, Honduras, Indonésia, Jordânia, Malásia, Nicarágua, Síria, Líbano, Panamá, Peru, Polônia, Porto Rico, Portugal, República Dominicana, Rússia, Turquia, Ucrânia, Uruguai e Venezuela.






Compartilhar no Google Plus
Postar um comentário
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial