.

Túnel do Tempo BR:"de Corpo & Alma" (Globo, 1992)


Diogo, um juiz íntegro, sente o seu casamento com Antônia desmoronar ao se apaixonar perdidamente por Betina, que morre num acidente de carro, logo após ser abandonada pelo magistrado. Seu coração é transplantado em Paloma, uma jovem casada com um stripper, Juca, que trabalha no Clube das Mulheres.
Diogo (que tem com Antônia um filho, Filipe, sentindo-se culpado, aproxima-se dela imaginando estar ao lado de Betina. Paloma, porém, apaixona-se por ele sem saber do seu envolvimento com a doadora do coração. Enquanto isso, Juca torna-se o protegido do misterioso Vidal e faz sucesso no Clube das Mulheres, acabando por se tornar amante de Stella, uma rica senhora.

  • Além de abordar o tema do transplante e da doação de órgãos, a autora apresentou, na trama, a inversão de papéis entre homens e mulheres na atualidade. Para isso, usou as boates de striptease masculino e acabou ajudando a popularizar o Clube das Mulheres, que proliferaram no país.
  • Foi apresentada também ao grande público a estranha figura de Reginaldo, (Eri Johnson), adepto da subcultura gótica(tribo urbana, nascida na Inglaterra, no final da década de 70) e com adeptos na periferia de São Paulo.
  • A passividade de Antônia (Betty Faria) - uma esposa traída - perturbou as telespectadoras, mas Glória Perez manteve o perfil da personagem. Para a autora, ninguem gostava de se ver fraca, perdedora - e era isso que estava incomodando as "Antônias" da vida.
  • No decorrer da novela, a jovem atriz Daniella Perez, filha da autora Glória Perez, foi brutalmente assassinada pelo seu colega de elenco, Guilherme de Pádua e pela mulher dele, Paula Nogueira Thomaz, na fatídica noite do dia 28 de dezembro de 1992, uma segunda-feira.
  • Durante a semana seguinte ao crime, Gilberto Braga e Leonor Bassères, assumiram a responsabilidade de escrever os capítulos e dar uma solução para o desaparecimento dos personagens.
  • Depois de uma semana, Glória Perez retomou seu trabalho e aproveitou para incluir mais dois assuntos polêmicos na trama: a morosidade da Justiça e a inadequação do Código Penal.
  • As últimas cenas de Daniela Perez como Yasmin, na novela, foram ao ar no último bloco do capítulo 146, no ar em 19 de janeiro de 1993, uma terça-feira. Ao final deste capítulo, os atores do elenco e o diretor Fábio Sabag, prestaram uma homenagem à atriz, com depoimentos gravados, e a história prosseguiu. A saída de Yasmin da novela foi explicada com uma viagem de estudos, uma vez que a personagem era dançarina. Já o personagem Bira simplesmente deixou de existir. Estas cenas seriam inseridas como a última cena do último capítulo, fechando a novela.
  • O assassinato da atriz teve repercussão em outros países. Guilherme de Pádua e a mulher, Paula Thomaz, foram julgados e condenados a 19 anos e 6 meses de cadeia por homicídio duplamente qualificado e praticado por motivo torpe. Cumpriram sete.
  • Só na semana de estréia de De Corpo e Alma, o Instituto do Coração (INCOR), em São Paulo, que estava há dois meses sem uma única doação, recebeu nove órgãos para transplante.
  • A novela marcava a estréia da atriz Cristiana Oliveira na Globo, vinda de três produções da Rede Manchete: Kananga do Japão, em 1989, Pantanal, em 1990 e Amazônia, em 1991.
  • Inicialmente a Novela De Corpo e Alma seria exibida de 03 de agosto de 1992, com seu término no dia 08 de maio de 1993, totalizando 239 capítulos. Mas devido a tragédia que ocorreu com a atriz Daniella Perez, a trama foi totalmente modificada e assim consequentemente, teve a sua história encurtada.
  • Nos bastidores ninguem comentava, mas todo o elenco já pedia a Deus para que a autora Glória Perez pusesse logo um fim definitivo na trama e no sofrimento dos atores, pois depois da morte de sua filha, continuar o trabalho ficou totalmente sem sentido.
  • De corpo e alma foi co-produzida pela emissora portuguesa SIC (Sociedade Independente de Comunicação). Na época, a Rede Globo detinha 15% das ações desse canal.
  • Excelente trilha sonora internacional com grande sucessos do ano de 1992, além de Wishing On A Star, com The Cover Girls, tema de Yasmin, que virou praticamente a marca da novela, dentre outros.
  • Obteve média geral de 52 pontos no Ibope, sendo considerada uma boa audiência para o horário, apesar de ter sido inferior a novela antecessora Pedra sobre Pedra que obteve 57 pontos.
  • O Ibope da novela elevou bastante com a grande repercussão da morte de Daniela Perez sendo morta pelo seu colega de elenco Guilherme de Pádua, chegando a picos de 70 pontos.
  • Último trabalho do ator e dançarino Paulette falecido em 30 de julho de 1993 vítima de uma broncopneumonia e de um coma diabético.
  • Título provisório: Clube das Mulheres.

Compartilhar no Google Plus
    Blogger Comentario

1 comentários :

mineiro disse...

nossa que ´pena

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial